terça-feira, 26 de julho de 2011

Imagens em 3D

O desenho à mão livre tem um grande valor, com isso todos concordam, porém não podemos negar que a utilização de softwares de desenhos cada vez mais completos ajuda e muito à todos nós que trabalhamos nas áreas de arquitetura, engenharia e design.
 Você já pensou naquela planta ou perspectiva que você demorou tanto para fazer à mão livre e que, por causa de um erro ou mudança no projeto teve que refazer totalmente?!? Pois bem, essa é apenas uma das vantagens dos programas de computador, podermos mudar várias vezes o projeto sem termos que refazer tudo! No caso das imagens em 3D as vantagens vão muito além. É possível apresentar ao cliente o projeto como ele ficará depois de pronta a obra, em alguns casos, pode-se gerar imagens tão perfeitas que olhos leigos podem jurar que são fotos.
A vantagem de usar programas 3D é a possibilidade de fazer diversos estudos durante a execução do projeto e realizar as alterações necessárias até que o projeto fique ideal. Por exemplo, estudos de volumetria, proporção, cores, revestimentos, decoração, etc.

Nesta imagem por exemplo, podemos ver que todos os detalhes decorativos foram feitos com tema feminino. Porém podemos observar que apenas com mudanças de cores, estampas, peças decorativas podemos mudar totalmente o quarto para um tema masculino sem ao menos precisar alterar as configurações do ambiente e o desenho dos móveis.


Portanto, se você está pensando em entrar no mundo do 3D, opções de programa não faltam. Existem desde programas mais simples e mais leves até programas mais "sofisticados" que exigem um nível maior de conhecimento e configurações e que também exigem computadores mais potentes. Se você está começando o Sketch up é uma boa opção, é um programa mais leve e mais fácil de utilizar, ótimo pra quem quer fazer estudos rápidos, sem muita qualidade de imagem. No entanto, conforme você vai se aprofundando nas ferramentas, vai descobrindo que é possível criar imagens muito boas neste software.
Além do Sketch up, temos o Architecture ou Archtetural, este mais voltado para 3D arquitetônico, Archicad, 3D Studio Max, Revit.

Então boa sorte a todos e vamos viajar no mundo do 3D!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Decoração divertida

Seguindo a idéia de que a melhor decoração é aquela que combina com você, uma grande tendencia são as peças com desenhos inusitados e divertidos, que muitas vezes confumdem o olhar e nos fazem rir. Elas podem ser usadas como peça de destaque, mesmo em um ambiente mais sóbrio e clássico, pode ser desde uma colher, um vaso, a uma peça de mobiliário, como uma mesa, uma cadeira ou até uma estante, a idéia principal e surpreender mesmo o olhar, sabe, quando você olha para algo e depois volta o olhar para ter certeza do que está vendo???!!!




http://www.straightlinedesigns.com/




O legal mesmo é usar a criatividade e surpreender.

Abraços